Diretoria e Conselho

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Companhia é composto de 7 (sete) membros.

Os Conselheiros são eleitos em Assembleia Geral da Companhia e destituíveis a qualquer tempo, com mandato unificado de 2 (dois) anos, permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções consecutivas.

Nome Cargo Data de eleição Prazo de mandato
Irany De Oliveira Sant’anna Júnior Conselheiro de Administração 30/04/2019 Até a posse dos eleitos na AGO de 2021.
Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Assessor de Diretoria da Formac de 1982 a 1983. Consultor econômico-financeiro e agente autônomo de investimentos na Fininvest CFI e Bozano Simonsen DTVM de 1984 a 1993. No Banco Central do Brasil atuou como Analista de Fiscalização de 1994 a 1995, Inspetor de Fiscalização de 1995 a 1998, Supervisor de Fiscalização de 1998 a 2009, Gerente Técnico do Departamento de Supervisão Bancária para a Região Sul de 2009 a 2013 e Chefe Adjunto do Departamento de Supervisão Bancária em São Paulo de 2013 a 2015. Presidente da Banrisul Administradora de Consórcios desde 2015. Vice-Presidente e Conselheiro do Banrisul.
Claudio Coutinho Mendes Conselheiro de Administração 30/04/2019 Até a posse dos eleitos na AGO de 2021.
Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1982 e em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1986. Diretor Financeiro no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES (2016-2017). Co-fundador e Co-Diretor de Investimentos na Mare Investimentos Ltda. (2010-2016). Fundador e Presidente no Banco CR2 de Investimentos S.A. (2000-2013). Gerente de Gerenciamento de Ativos (1986-1987), Gerente de Vendas (1988-1989), Vice-Presidente de Vendas (1989-1991) e Sócio – Vice-Presidente (1991-1999) no Banco BBM S.A. Gerente de Investimentos na Schahin Cury Corretora (1985-1986). Engenheiro de Projetos de Construção de Portos e Marinas na Dolfim Engenharia S.A. (1982-1984).
Giusepe Lo Russo Conselheiro de Administração – Independente 30/04/2019 Até a posse dos eleitos na AGO de 2021.
Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (SBC). Graduado em Comunicação pelo Instituto Metodista de Ensino Superior (UMESP). Cursou Managing People e Development Center pelo Citicorp, Gestão de Produtos pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Administração de Instituições Financeiras na área de Banking pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Diretor Geral e membro de Conselho na Check Express Group de 2005 a 2007. Sócio proprietário na AGM Consulting e E-Mind Soluções de 2008 a 2017. Membro do Comitê de Remuneração do Banrisul.
Marcelo Soares Alves Conselheiro de Administração 30/04/2019 Até a posse dos eleitos na AGO de 2021.
MBA em Orçamento Público pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2011. Especialização em Economia Criativa pela Universidade La Salle em Barcelona, Espanha em 2009. Mestrado Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de Brasília (UnB) em 2007. Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) em 2003. Diretor Geral de Gestão na Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão no Governo do Rio Grande do Sul, desde fevereiro/2019. Secretário Adjunto de Gestão Administrativa do Governo do Distrito Federal (GDF) de 2017 a 2018. Servidor efetivo da Carreira do Seguro Social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ocupando vários cargos desde 1996, como: Coordenador de Orçamento e Finanças de 2001 a 2004 e Coordenador-Geral de Controladoria de 2004 a 2005.
Eduardo Cunha da Costa Conselheiro de Administração 30/04/2019 Até a posse dos eleitos na AGO de 2021.
Doutorando em Direito pela Universidade de Roma e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador convidado da Universidade Columbia de Nova Iorque e da Universidade Paris II. Procurador-Geral do Estado desde maio de 2007. Entre 2011 e 2014, atuou junto ao Tribunal de Contas do Estado. Em dezembro de 2016, assumiu como Procurador-Geral Adjunto para Assuntos Jurídicos.
Victor Herzer da Silva Conselheiro de Administração 30/04/2019 Até a posse dos eleitos na AGO de 2021.
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) em 2004. Especialização em Processo Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2008. Advogado atuante desde 27 de julho de 2004. Defensor Público do Estado do Rio Grande do Sul (RS) entre 18/10/2006 e 02/05/2007. Procurador do Estado (RS) desde 02/05/2007, com atuação nas Procuradorias Regionais de Santo Ângelo (junho/2007-setembro/2008), Santa Cruz do Sul (setembro/2008-agosto/2010), Guaíba (agosto/2010-abril/2011), Novo Hamburgo (abril/2011-julho/2011) e Canoas (agosto/2011-agosto/2012, e novembro 2012-outubro/2013), bem como na Procuradoria de Pessoal (agosto/2012-setembro/2012, e outubro 2013-julho/2014) e Procuradoria Trabalhista (setembro/2012-novembro/2012). Coordenador da 3ª Procuradoria Regional do Estado (novembro/2012-outubro/2013). Dirigente da Equipe de Atuação Estratégica da Procuradoria de Liquidação e Execução (julho/2014-fevereiro/2015). Procurador do Estado Assessor na Procuradoria junto aos Tribunais Superiores (fevereiro/2015-abril/2016). Dirigente da Equipe de Contencioso Geral da Procuradoria do Domínio Público Estadual (julho/2016-janeiro/2017). Procurador do Estado Assessor junto ao Gabinete da Procuradoria-Geral do Estado (janeiro/2017-abril/2018). Subchefe Jurídico da Secretaria da Casa Civil (abril/2018-janeiro/2019). Procurador-Geral   Adjunto para Assuntos Jurídicos (a partir de janeiro/2019).
Cristiano Machado Costa Conselheiro de Administração – Independente 30/04/2019 Até a posse dos eleitos na AGO de 2021.
Professor Adjunto na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) desde 01/2014. Diretor de Investimentos e Finanças na Reference Negócios – Contabilidade e Consultoria desde 01/2016. Professor Associado na Fucape Business School de 07/2010 a 12/2013.
Diretoria

A Diretoria da Companhia é composta por 4 (quatro) Diretores, sendo um Diretor-Presidente e um Diretor de Relações com Investidores, pessoas naturais, residentes no País, acionistas ou não, eleitos ou reeleitos, com mandato de 2 (dois) anos, pelo Conselho de Administração e por ele destituíveis a qualquer tempo.

 

Nome Cargo Data de eleição Prazo de mandato
Luiz Gonzaga Veras Mota Diretor Presidente 23/06/2017 Até a posse dos eleitos na 1ª reunião do CA após AGO de 2019.
Presidente do Banrisul desde abril de 2015. Também é presidente da Banrisul Cartões S.A. e membro do Conselho de Administração do Banrisul, do Conselho de Administração da Rio Grande Seguros e do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS. É Presidente da Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul desde julho de 2017 e integra o Conselho Diretor da FEBRABAN desde março de 2017. Exerceu os cargos de Diretor de Administração de Recursos de Terceiros e Diretor Financeiro no Banrisul; e Diretor na Companhia União de Seguros Gerais. No Banrisul desde 1979, foi chefe dos Departamentos de Crédito Imobiliário, de Gestão de Riscos, Financeiro e de Organização e Métodos; Superintendente Regional e Superintendente Executivo da Unidade Comercial de Varejo e da Unidade Financeira. Atuou como Coordenador dos Comitês de Tecnologia e Negócios, de Captação e Alocação de Recursos e de Gestão Econômica, e integrou os Comitês de Crédito, de Gestão Comercial e de Riscos Corporativos. É Economista, pós-graduado em Administração e Finanças, com especializações em Ciências Contábeis, Administração Bancária e Marketing.
Antonio Carlos Antunes Diretor 23/06/2017 Até a posse dos eleitos na 1ª reunião do CA após AGO de 2019.
Técnico em Contabilidade pela Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA) em 1977. Extensão em Gerência de Serviços Bancários em 2006. No Banrisul tem atuado desde 1976, exercendo os cargos de Gerente Geral de 1987 a 2001, Superintendente Regional de 2001 a 2003, Gerente Geral de 2003 a 2007. Na Banrisul Serviços atuou como Superintendente Executivo de 2007 a 2011 e Diretor de 2011 a 2013.
Carlos Aluísio Vaz Malafaia Diretor 23/06/2017 Até a posse dos eleitos na 1ª reunião do CA após AGO de 2019.
Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio Dos Sinos (UNISINOS) em 1981. Pós-graduado em Sistemas da Informação e Telemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1999. Atua no Banrisul desde 1978, onde exerceu os cargos de Programador de Sistemas de 1978 a 1983, Analista de Sistemas de 1983 a 1988, Analista Consultor de 1988 a 1997, Gerente Executivo de 1997 a 2006 e Superintendente Executivo da Unidade Rede Banricompras de 2006 a 2013.
Elizabete Rejane Sodré Tavares Diretora de Relações com Investidores 30/04/2019 Até a posse dos eleitos na 1ª reunião do CA após AGO de 2021.
Graduada em economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) em 1996. MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1997. Pós-MBA em Avaliação de Ativos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2009. MBA em Gestão Bancária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2012. No Banrisul atua desde 1988, onde exerceu os cargos de Gerente de Projetos no Núcleo Operacional de 2006 a 2007, Superintendente Executivo no Núcleo de Estratégia e Monitoramento e Secretário Executivo do Comitê de Gestão Bancária de 2007 a 2013.
Conselho Fiscal

A sociedade terá um Conselho Fiscal permanente, composto de no mínimo 3 (três) membros e no máximo 5 (cinco) membros e igual número de suplentes eleitos, anualmente, pela Assembleia Geral, devendo a escolha recair, obrigatoriamente, em pessoas naturais, residentes no País, diplomadas em curso universitário, ou que tenham exercido, por prazo mínimo de 03 (três) anos, cargo de administrador de empresas ou de conselheiro fiscal.

Nome Cargo Data de Eleição Mandato
Bruno Queiroz Jatene Conselheiro Fiscal Efetivo 30/04/2019 Até a posse dos eleitos na AGO de 2021.
Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados, especialista em Redes de Computadores. Mestrado em Ciência da Computação – Tolerância a Falhas. MBA em Gestão Empresarial. Especialista em Economia e Gestão Pública Contemporâneas. Especialista em “Theory and Operation of a Modern National Economy”. Auditor-Fiscal da Receita Estadual desde 2010, e de Subsecretário do Tesouro do Estado (Secretaria da Fazenda do RS) desde 01/2019. Subsecretário Adjunto do Tesouro do Estado (Secretaria da Fazenda do RS) em 2018. Chefe da Divisão de Planejamento Financeiro e Administração do Caixa Único (Tesouro do Estado – Secretaria da Fazenda do RS) de 2016 a 2018. Chefe da Seção de Estudos Econômicos e Fiscais da Divisão de Estudos e Qualidade do Gasto (Tesouro do Estado – Secretaria da Fazenda do RS) de 2015 a 2016. Assessor do Gabinete do Tesouro do Estado (Secretaria da Fazenda do RS) em 2015. Programa Minerva em Washington/EUA em 2015. Subsecretário Adjunto da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Secretaria da Fazenda do RS) de 2013 a 2014. Assessor do Gabinete da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Secretaria da Fazenda do RS) de 2010 a 2013.
Micheli Tassiani Petry Conselheiro Fiscal Efetivo 30/04/2019 Até a posse dos eleitos na AGO de 2021.
Graduada em Direito. Coordenadora da Assessoria Especial do gabinete do governador desde 01/2019. Assistente superior da Secretaria da Casa Civil de 2015 a 2018. Assessora Especial na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul de 2007 a 2015..
Leany Barreiro de Souza Lemos Conselheiro Fiscal Efetivo 30/04/2019 Até a posse dos eleitos na AGO de 2021.
Graduada em Letras Tradução. Mestre em Ciência Política. Doutora em Sociologia – Estudos Comparativos das Américas. Pós-doutora em Ciências Humanas. Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão na Secretaria de Planejamento do Rio Grande do Sul (SEPLAG) desde 2019. Chefe de Gabinete Substituta – 3a Secretaria no Senado Federal – desde 2018. Professora Permanente na Instituto Brasiliense de Direito Público desde 2017. Coordenadora Executiva do Governo de Transição no Governo do Distrito Federal em 2014. Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão no Governo do Distrito Federal de 2014 a 2018. Vice-Presidente do Conselho dos Secretários de Planejamento do Brasil (CONSEPLAN) de 2017 a 2018. Chefe de Gabinete da Liderança do Partido Socialista Brasileiro no Senado Federal de 2013 a 2014; Secretária da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal de 2011 a 2013.
Leandro Jacques de Castro Conselheiro Fiscal Suplente 30/04/2019 Até a posse dos eleitos na AGO de 2021.
Graduado em Administração de Empresas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 2001. Pós graduação em Gestão Pública no Centro Universitário Internacional (Uninter) em andamento. Coordenador de Assessoria no Governo do Estado do Rio Grande do Sul (RS) desde 02/2019. Assessor Especialista na Prefeitura de Porto Alegre de 01/2017 a 02/2019. Assessor Parlamentar na Câmara de Deputados do Rio Grande do Sul de 05/2012 a 12/2016. Coordenador de Divulgação na ARTMED Editora S/A de 02/2011 a 04/2012. Coordenador Administrativo na Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (RS) de 07/2010 a 01/2011. Assessor Parlamentar na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul de 02/2007 a 06/2010.
Paulo Ricardo Brito Morales Conselheiro Fiscal Suplente 30/04/2019 Até a posse dos eleitos na AGO de 2021.
Graduado em Engenharia Civil.  Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de Pelotas de 2001 a 2004. Superintendente Administrativo do Sanep Pelotas de 2005 a 2007. Diretor do Porto de Pelotas de 2007 a 2010. Superintendente de Gestão Ambiental na Secretaria de Qualidade Ambiental em Pelotas em 2011. Secretário Municipal de Qualidade Ambiental de Pelotas em 2012. Assessor Especial-Coordenador Programa Cidade Bem Cuidada de Pelotas de 2013 a 2015. Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Pelotas em 2015. Coordenador de Estratégia e Gestão de Pelotas em 2016. Secretário Municipal de Planejamento e Gestão (Pelotas) de 2017 a 2018.
Paula Ferreira Krieger Conselheiro Fiscal Suplente 30/04/2019 Até a posse dos eleitos na AGO de 2021.
Graduada em Direito. Especialista em Direito do Estado. Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Administrativos desde 2017. Procuradora do Estado Assessora – Supervisora do Escritório de Gestão Estratégica e Projetos (EGEP) de 2014 a 2016. Coordenadora Substituta da Procuradoria de Informação, Documentação e Aperfeiçoamento Profissional (PIDAP) Porto Alegre de  2012 a 2017. Procuradora do Estado Assessora junto ao Gabinete da Procuradoria-Geral do Estado, com encargo de coordenar o PROFISCO, programa de financiamento de projetos institucionais junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de 2012 a 2018.

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